STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações ACT
NEGOCIAÇÕES ASSEGURAM DIREITOS E RESTANTES SERÃO DISCUTIDAS DIA 27
sem imagem

BENEFÍCIOS DO ACORDO VIGENTE CONTINUAM, MAS EMPRESA COMEÇA ESTRATÉGIA DE TRANSFERIR PARA ACORDO ESPECÍFICO

Desde o início das negociações com a Vale, afirmamos nossa disposição de não aceitar nenhum prejuízo nos benefícios assegurados no Acordo Coletivo de Trabalho vigente, demonstrando à empresa a importância de conquistas sociais, como o nosso Plano de Saúde AMS, os cartões para alimentação, auxílio creche, cláusulas de segurança no trabalho e tantas outros.

Somos conscientes do total empenho da empresa e dos trabalhadores para superarmos este momento de pandemia de Covid-19, que geraram custos para todos, indistintamente. Exatamente com este mesmo objetivo de proteção, cobramos da Vale, além da garanti de empregos, a manutenção e atualização destes benefícios, imprescindíveis para nós no trabalho e nossas famílias.

Temos consciência também, independente do momento que várias empresas passam, de que a Vale conseguiu ainda grande alavancagem no período de crise mundial, devido ao forte empenho dos trabalhadores que permaneceram em atividade, superando a falta de tantos companheiros confinados em casa. Desde 2013, o minério de ferro não tinha um valor tão alto no mercado, sendo também beneficiada pelo aumento de demanda e valorização da produção com alta extraordinária do dólar.
Com isto, afirmamos que a Vale tem perfeitas condições de manter seu principal patrimônio, nossa força de trabalho, valorizado, para que os recordes de produção e de lucratividade continuem sendo rotina. Queremos que esse momento excepcional seja repassado aos trabalhadores.

Nas primeiras reuniões efetivas de negociações do Acordo Coletivo, exigimos da empresa a manutenção dos direitos, uma regulamentação transparente de Plano de Cargos e Salários, estabelecer no acordo os direitos do trabalho em home office e reajuste de salários e cláusulas econômicas.

A empresa apresentou suas primeiras contrapropostas para itens de caráter social e agendou nova reunião para discutir as cláusulas econômicas, lembrando que as negociações prosseguem, coam nossa data base estendida até o dia 27 de novembro.


PRIMEIRAS CONTRAPROPOSTAS DA VALE

  • Manutenção integral do Plano de Saúde (AMS);
  • Transferir o atual programa de reembolso escolar para ser assegurado no Acordo Coletivo Específico, saindo o acordo “nacional”;
  • Estabelecer no Acordo Coletivo os direitos estabelecidos para teletrabalho;
  • Passar a pagar o prêmio assiduidade apenas nas horas presenciais para trabalhadores com jornadas hibridas (em casa e na empresa);
  • Novas reuniões de negociações nos próximos dias 27 e 28/outubro, momento em que a empresa deve apresentar propostas de caráter econômico.
          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial