STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
ACORDO COLETIVO FOI VITORIOSO EM TEMPO DE PANDEMIA E DE GRAVE CRISE
sem imagem

TRABALHADORES VOTAM COM CONSCIÊNCIA E PRESERVAM DIREITOS

Os trabalhadores tiveram uma participação histórica na aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 com a Vale.

De 3.906 trabalhadores que votaram, 3.729 aprovaram a assinatura do acordo, o que representa 95,47% do total. Apenas 171 companheiros rejeitaram, 4,37% dos votos.

Certamente, o Sindicato tem críticas sobre questões pontuais do acordo, a começar pelo reajuste salarial, pois o INPC acumulado registrou uma mixaria acima, com seus 4,77%. Não entendemos por quê a empresa não arredondou o reajuste em apenas 0,22% para atingir o índice.

A pequena diferença, no entanto, não é suficiente para tirar o brilho e a importância deste Acordo Coletivo para a categoria. Ele não pode ser analisado apenas pelos pontos mais destacados do reajuste salarial e do cartão alimentação. O documento garante todos os direitos estabelecidos no acordo anterior, em que tantos benefícios de valor econômico foram reajustados, a começar pelo nosso Plano de Saúde AMS, além daqueles que representam reembolsos para os trabalhadores.

Mantivemos todas as conquistas dos acordos anteriores num momento crítico da economia mundial e diante da tragédia imposta pela pandemia de Covid-19, que muda estruturalmente as grandes empresas e quebrou milhares de negócios tanto no Brasil quanto mundialmente.

Os trabalhadores decidiram um Acordo Coletivo vitorioso, com uma participação gigantesca nas assembleias, considerando todos os protocolos de higienização, distanciamento e protocolos de proteção contra qualquer forma de contaminação pelo coronavirus.

Neste material, fazemos uma síntese dos principais pontos do Acordo Coletivo, para facilitar a compreensão da grande dimensão dos direitos preservados e que fizemos evoluir, mesmo diante da crise sistêmica enfrentada por todos.

ERRAMOS

Em boletim anterior, informamos sobre uma eventual contribuição dos trabalhadores de cota negocial em favor do STEFEM.

Corrigimos a informação de que não ficou definida qualquer contribuição negocial da categoria para o Sindicato não sendo necessária a entrega de «carta de oposição» ao desconto por nenhum trabalho.
Pedimos desculpas pelo erro e registramos o correto protesto de vários companheiros que reclamaram esta ocorrência, nos permitindo a correção do mesmo.

Acompanhe e fiscalize o cumprimento do seu direito, acionando sempre o Sindicato em sua defesa.

tabela

 

Acompanhe e fiscalize o cumprimento do seu direito, acionando sempre o Sindicato em sua defesa.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial