STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
PRESSÃO FAZ VALE GARANTIR O ADICIONAL NOTURNO, MAS DEVEMOS EXIGIR MELHORIA NOS REAJUSTE DOS SALÁRIOS
sem imagem

O STEFEM e a Vale participaram nesta terça e quarta-feira, 19 e 20 de outubro, de mais uma rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2021.
Como fora anunciado, a Vale apresentou sua proposta econômica, mas tem já agendada nova rodada de negociações para discutir os demais pontos de pauta.

REAJUSTE AQUÉM DA NECESSIDADE

Diante de um momento crítico em que a inflação volta a mostrar suas garras, deixando a população atônita com os preços de combustíveis, gás de cozinha, gêneros alimentícios básicos e tarifas públicas em alta, a empresa ofereceu um reajuste de apenas 6% nos salários e nas cláusulas que representam impacto econômico.

Afirmamos à empresa que não aceitamos esta proposta de reajuste apresentada e que não podemos admitir perdas salariais justamente no momento crítico de evolução inflacionária.

Ainda na parte econômica, a empresa oferece um reajuste do Cartão Alimentação para o valor de R$ 835,00, além de pagar o 13º cartão 10 dias após assinatura do acordo.


ADICIONAL NOTURNO PRESERVADO PARA TRABALHADORES ATUAIS

A empresa entendeu a grande resistência dos trabalhadores e do Sindicato com sua proposta inicial de reduzir o adicional noturno de 65% para 45%, falando que paga muito além dos 20% previstos em lei.

A Vale reformulou sua proposição, de forma a manter o adicional noturno de 65% para todos os trabalhadores que o recebem atualmente na empresa e aplicar um novo percentual de 45% para os trabalhadores que vierem a ser contratados.

A direção do STEFEM reproduziu na mesa nossa preocupação com a ocorrência de demissões na base e volume alto de trabalhadores terceirizados, sem os mesmos direitos do nosso acordo coletivo.

Aguardamos uma nova posição da empresa na reunião agendada para 26 de outubro, quando esperamos uma considerável melhoria no índice a ser proposto para os salários e cláusulas econômicas.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial