STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

MESMICE NA MESA
VALE NÃO EVOLUI NADA NA PROPOSTA PARA O ACORDO COLETIVO ESPECÍFICO
sem imagem

Apesar de todas as críticas que fizemos à empresa pela proposta anterior e o mal estar causado nos trabalhadores, a Vale se fez de surda e marcou nova reunião para anunciar outra proposta sem mudar nenhuma vírgula.

O presidente do Sindicato, Washington Nascimento, mostrou indignação com a proposta da empresa, que não se preocupou em dar uma resposta a pontos como o prêmio assiduidade, cartão lanche, diária operacional e reembolso educacional, que ficaram pendentes de uma resposta a pleitos do Sindicato. O presidente do sindicato afirmou ainda esperar que a Vale melhore o reajuste dos reembolsos de saúde.

O STEFEM cobrou também respostas sobre o processo de periculosidade dos maquinistas de Marabá, através de resolução de conflito. Solicitou também que a direção do PASA possa comparecer em assembleias do Sindicato para falar do 360 e dos demais procedimentos para tratamento de saúde.

Sobre os pontos de periculosidade, através de resolução de conflito e carreira “C”, a Vale respondeu com a criação de comissões para discuti-los.

A primeira reunião, para discutir a periculosidade dos maquinistas de Marabá, será no dia 11 de abril. Sobre “Carreira C”, a comissão deve se reunir no dia 10.

A proposta da Vale apresentada hoje para o Acordo Coletivo de Trabalho Específico é simplesmente um repeteco da anterior e novamente dissemos um sonoro NÃO para ela.

PROPOSTA DA VALE SEM NADA DE NOVO

  • PRONTIDÃO - nada muda para atuais maquinistas. A empresa propõe implantar a prontidão na sede para novos maquinistas contratados e promovidos, pagando a gratificação de 3% a partir da assinatura do novo acordo.

  • CARTÃO REFEICAO HOTEL - reajuste de 5,47% no cartão utilizado pelo maquinista em substituição à meia hora diária, passando de R$ 45,00 para R$ 47,46;

  • PROCESSOS JUDICIAIS – A Vale se comprometeu a oficializar que a atual proposta de indenização horário refeição não impactará nos processos judiciais em andamento;

  • FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO - Criação deste fórum para tratar de todas as questões e demandas setoriais, como carreira C, Porto, oficina e outros.
          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial