STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
VLI OUVE NO SINDICATO PROTESTO POR NÃO ATENDER PROMESSAS DO PCCS
sem imagem

Descontentamento dos trabalhadores reflete o compromisso não assumido de ajustes em cargos e salários. A direção do STEFEM recebeu em sua sede, no último dia 11, representantes da VLI para reunião solicitada pela própria empresa. A reunião teve como pauta principal o desgaste gerado junto ao trabalhadores em razão de compromisso não cumprido pela empresa de mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os trabalhadores na “operação de trens”. As mudanças contemplariam os maquinistas do grupo VLI. Esse plano não atendeu à FNS, especialmente aos maquinistas de pátio. O descontentamento dos trabalhadores contrasta com o substancial reajuste realizado em outras ferrovias, mas na FNS foi “zero”, caracterizando a discriminação que motiva a revolta.

Lembramos à empresa que este novo plano foi motivo de discussões durante as rodadas de negociações do ACT 2022/2023, que trazia uma perspectiva favorável e que, quando efetivado, foi decepcionante. Para grande parte dos maquinistas de viagem houve reajustes, porém num percentual muito abaixo das expectativas.

Durante a reunião tratamos também de outros assuntos, destacando sobretudo a prática antissindical de alguns líderes da empresa, com casos de reincidência. Os relatos mais incisivos foram desta prática em Açailândia e Porto Nacional. A empresa assumiu compromisso de agir com medidas mais duras contra este comportamento denunciado pelos trabalhadores ao Sindicato.

Vários outras questões foram tratadas nesta reunião, com o compromisso da empresa de discussão aprofundada sobre eles nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2023, que estarão sendo realizadas a partir de agosto, lembrando nossa data-base em 1º de setembro.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial