STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Unidade
TRABALHADORES PREPARAM AÇÕES PARA O CONGRESSO NACIONAL DA CUT EM OUTUBRO
sem imagem

Toda a direção do STEFEM participou do congresso estadual da central, deliberando pauta de lutas

A direção do STEFEM participou ativamente do 14º Congresso Estadual da CUT-MA, de 29 a 30 de julho, na sede da FETAEMA, quando foi eleita a nova direção para os quatro próximos anos, reconduzindo o companheiro Manoel Lages (Sindsep-MA) à presidência e definiu os delegados que participarão do 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) a ser realizado em São Paulo, de 18 a 22 de outubro.

Os ferroviários serão representados na CUT-MA pelos diretores do STEFEM, Novarck Silva de Oliveira, que assumiu a Secretaria de Administração e Finanças, Deutz Soares de Sousa e José de Ribamar Silva Fonseca, compondo também a direção da central sindical no Estado.

A organização dos trabalhadores passa por um dos momentos mais importantes para o processo de defesa dos direitos no trabalho, previdenciários e direitos sociais, que vêm sendo atacados ferozmente, sobretudo nos últimos seis anos de governo golpista e de desmanche das conquistas de longos anos de lutas. Temos um governo federal comandado por Lula, histórico nome das lutas dos trabalhadores, mas também de importantes avanços sócioeconômicos do País em seus dois primeiros mandatos na presidência.

Temos pela frente uma tarefa de reconstrução que demandará muito empenho, organização e mobilização, diante de um avanço forte da elite, que estimulou no País uma ideologia de direita, de violência e preconceitos sociais.

O 14º Congresso Nacional da CUT terá exatamente como tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, e deliberará uma pauta de atuação a partir das deliberações de todos os congressos estaduais (CECUTs).

Os desafios são muitos e dependerão decisivamente da capacidade de mobilização dos trabalhadores organizados, fortalecendo os sindicatos, avançando nos acordos coletivos de trabalho e lutas pela garantia dos direitos sociais e constitucionais de um País livre e democrático.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial