STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

PLR
ESCLARECIMENTO SOBRE VOTAÇÃO PELA CATEGORIA NA CONTRAPROPOSTA DA VALE PARA ACORDO NACIONAL E DE PLR
sem imagem

O STEFEM esclarece aos trabalhadores e trabalhadoras sobre posicionamento da entidade em relação à discussão de mudança em modelo da PLR, constante de contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023 com a Vale. Informação que circulou entre os trabalhadores só podemos atribuir a uma intenção maldosa, dando a entender que o Sindicato teria solicitado à Vale para que a cláusula de PLR fosse retirada da contraproposta que a empresa nos apresentou para Acordo Coletivo, deliberadamente para causar indisposição dos trabalhadores com o Sindicato e preocupação quanto ao acordo. Esse fato só ocorre porque a empresa se nega ao final de cada reunião, confeccionar uma ata, com os itens debatidos, o que evitaria versões e entendimentos diferentes das partes.

A posição concreta do STEFEM é de que a PLR não devesse constar do Acordo Geral, mas sim em Acordo Coletivo separado, mesmo que a decisão seja tomada nas mesmas assembleias em que a categoria delibera sobre as cláusulas da contraproposta da Vale para este acordo coletivo discutido nacionalmente. Reiteramos que nosso desejo é para que as condições e o modelo PLR constem de Acordo Coletivo de PLR, como acontece com nosso Acordo Coletivo de Trabalho Específico.

Em nenhum instante o STEFEM pediu para a empresa retirar a proposta. Em todas as reuniões o Sindicato arguiu que os dois itens não deveriam estar no mesmo acordo, mas em documentos separados.

As assembleias abordarão todos os itens da contraproposta da Vale, inclusive a PLR, como informamos na convocação dos trabalhadores para deliberarem sobre a contraproposta.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial