STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
ACORDO COLETIVO GERAL APROVADO COM 92,8% E APROVADA TAMBÉM COM 87,5% ACORDO DE PLR
sem imagem

Nas assembleias realizadas pelo STEFEM nestes dias 20 a 24, os trabalhadores aprovaram a contraproposta da Vale, para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 e também o Acordo de PLR.

Tivemos um comparecimento representativo nas assembleias, com 3824 trabalhadores exercendo democraticamente seu poder de voto.

O Acordo Coletivo de Trabalho Geral 2023/2024 foi aprovado por 92,8% dos trabalhadores, apresentando apenas 6,1% de rejeição e 40 votos entre brancos e nulos. Na outra votação, a categoria aprovou o Acordo Coletivo de Trabalho PLR 2024 por 87,5% dos votos, com 11,4% de rejeição e 40 votos entre brancos e nulos. Lembramos que o ACT de PLR refletirá nos resultados apurados em 2024 para pagamento do direito em 2025.

ACORDO MANTÉM DIREITOS AMEAÇADOS

f1A categoria demonstrou seu espírito de responsabilidade e de consciência comparecendo em massa, para discutirmos os termos dos acordos e definir sua posição democraticamente através do voto secreto.

Todos reconhecem a grande dificuldade que enfrentamos nas negociações com a Vale neste ano, com um posicionamento da empresa em cortar custos de produção em cima do sacrifício de direitos importantíssmos da categoria, como nosso plano de saúde AMS, cartão alimentação e benefícios socioeconômicos, além dos salários, que a empresa ameaçava com índice menor de reajuste.

A grande rejeição e repúdio às propostas parciais apresentadas pela empresa impediram a iniciativa de cortar direitos e conseguimos manter as importantes conquistas no acordo coletivo vigente.

Com respeito, mobilização e unidade com o Sindicado chegamos a um Acordo Coletivo Geral com a manutenção de todos os direitos e reajuste em todos os valores em 4,3%, contra uma inflação acumulada pelo INPC de 4,14%. Avançamos em cláusula importante no plano de saúde contemplando uma reivindicação antiga de trabalhadores com dependentes com sindromes (PCD), com a cobertura pela empresa ampliada para 90% dos valores no atendimento com o limite de R$ 2.889,00.

Em breve, postaremos o Acordo Coletivo assinado no site do Sindicato e veicularemos material de consulta rápida dos trabalhadores sobre o impacto das negociações em todas as cláusulas, demonstrando os valores de benefícios econômicos, dos reembolsos e referências de nosso plano de saúde AMS.

A todos os trabalhadores nosso cumprimento, de reconhecimento do alto nível de participação, de responsabilidade e consciência na luta e defesa dos nossos direitos coletivos.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial