STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
PROPOSTA DO ACORDO COLETIVO DA VLI MODIFICADA É APROVADA NAS ASSEMBLEIAS
sem imagem

Os trabalhadores e trabalhadoras na VLI demonstraram a importância da resistência e da unidade nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano. Contrariados com proposta, mesmo qualificada pela empresa como “final”, os trabalhadores a rejeitaram com responsabilidade e indicaram ao Sindicato voltar à mesa de negociações para buscar algumas melhorias e, principalmente, indicaram mudança importante na “cláusula 19”, que prejudicava a condição de trabalho dos maquinistas. O não dos trabalhadores garantiu também o plano de saúde AMS para toda a VLI, inclusive para os novos contratados.
Os trabalhadores enfrentaram pressões e ameaças de aplicação da CLT na falta de um acordo. Mas a categoria resistiu, se uniu e fortaleceu o Sindicato para buscar o entendimento com a empresa para mudar pontos essenciais da sua proposta. Enfrentamos pouca disposição patronal às mudanças, mas a decisão de luta dos trabalhadores fez a empresa entender que o acordo deveria assegurar tanto necessidades apontadas pelos trabalhadores como se constituía em instrumento estratégica à própria VLI para seu processo de produção, de jornada de trabalho e outros aspectos. O entendimento se mostrou altamente importante e necessário e conseguimos avançar até as mudanças que os trabalhadores aprovaram nestas assembleias.
Devemos cumprimentar cada companheiro pelo seu nível de consciência, ficando demonstrado que a luta, a resistência e a responsabilidade em defender nossos direitos trazem benefícios com nossa unidade e consciência coletiva.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial