:. Cadastro de Noticias

 

Condições de segurança
Sindicato discute com a empresa condições de segurança no trabalho
sem imagem

A direção do STEFEM mantém sua grande preocupação com as condições de saúde e segurança no trabalho dentro da Vale, tema que voltou a ser debatido com a empresa em reunião realizada no último dia 4 de outubro, no Parque Zoobotânico.

Estas discussões cumprem agenda estabelecida no Acordo Coletivo de Trabalho e objetivam principalmente as ações que estão sendo realizadas ao longo da ferrovia, tanto nas áreas de operação e manutenção quanto no porto, em São Luís.

Entre os destaques positivos, apresentados pela empresa, observamos um trabalho de ergonomia com as áreas de manutenção mecânica e manutenção de via permanente, com um olhar específico às doenças lombares, que, segundo o último PCMSO da empresa, mostra ser esta a maior causa de doença de trabalhadores, relacionadas às condições de trabalho.

A empresa também mostrou a sua estrutura técnica e burocrática para a área de saúde e segurança, além de projetos que permitirão prevenir e tomar medidas diante de condições de riscos de acidentes de trabalho.

O STEFEM mostrou sua preocupação com a possibilidade de diminuição de postos de trabalho, pois, para conter os riscos, muitas vezes a solução apresentada pela empresa foi a robotização de atividades.

A abertura das portas da empresa ao sindicato para verificação das condições nos próprios locais de trabalho foi criticada pelo STEFEM, que cobrou a total transparência, tendo em vista que esse mesmo discurso não foi aplicado na prática, principalmente em acidentes graves, alguns deles com óbito, que foram relembrados e exemplificados, tais como a queda do “Chapéu Chinês” e a queda da “Bob Cat” no mar, ambos acidentes na área do porto.

O encontro foi encerrado com uma visita técnica à área de manutenção e troca de rodeiros (CTR e CMTR), local onde se observou algumas medidas relatadas ao Sindicato.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial