:. Cadastro de Noticias

 

Tragédia
SOFRIMENTO E SOLIDARIEDADE
Mina do Feij√£o, da Vale, em Brumadinho
sem imagem

O grande sofrimento dos trabalhadores e moradores nas imediações da Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho, transformou em dor todos os nossos dias.

O destino caprichoso escolheu justamente a hora do almoço, quando todos se reúnem no restaurante, para romper a barragem de rejeitos, que soterrou tudo que encontrou pela frente.

Mais uma vez, passamos por esta grande aflição, em orações pelos nossos companheiros de trabalho e gente da comunidade sendo buscados pelos bombeiros, revirando a lama em busca de vidas e de corpos.

Tudo que se disser sobre a responsabilidade desta tragédia será muito pouco e precipitado, para não construirmos novas vítimas. Neste momento, nos importa demarcar a extraordinária solidariedade e esforço, para passar dias e noites remexendo escombros e área devastada pelos resíduos descidos morro abaixo.

Quando terminarem as buscas e tivermos o balanço final, que já é pavoroso, aí começaremos uma nova fase, de reparar a dor que ficará no seio de tantas famílias e repor condições de vida e de trabalho de tantos que foram alojados pela lama.

Teremos também a tarefa de apurar com rigor as causas deste rompimento, aprender com os graves erros, para agir rapidamente em outras barragens, para que mais vidas não sejam ceifadas, como também não seja mais agredido o meio ambiente e outros rios sejam asfixiados.

Todos nós devemos participar ativamente desta iniciativa de proteção, de segurança, para garantir vidas e a natureza.

Em nossa condição de impotência diante de uma catástrofe desta natureza nos resta fazer orações pelas vítimas e todos os seus familiares. Prestamos nossa solidariedade aos irmãosque se foram. Vamos cobrar responsabilidades e proteção para todos que sobrevivem diante de ameaças que ainda estão por aí.

Estamos muito sofridos e queremos estar junto de cada família no que precisarem para o socorro a necessidades essenciais neste momento.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial