STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Data base
VALE GARANTE DATA BASE DE 1º DE NOVEMBRO
E ESTENDE ACORDO ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO
sem imagem

O STEFEM participou nesta terça-feira, 15 de outubro, da primeira reunião com a Vale para tabular a agenda de discussões do Acordo Coletivo de Trabalho 2019.

A empresa começou por apresentar o documento que garante a nossa data-base, até o próximo dia 30 de novembro, o que garante a retroatividade do que vier a ser acordado até esta data a 1º de novembro. De imediato, nos preocupa o estabelecimento desta data-limite de negociações, principalmente porque as negociações efetivas começarão apenas nos dias 29 e 30 de outubro, com um segundo encontro previsto para 5 de novembro.

O documento nos trouxe outra preocupação mais grave, quando faz questão de frisar que até a finalização e aprovação do novo acordo não poderá haver “a incorporação de cláusulas aos contratos de trabalho ou a ultratividade do Acordo Coletivo ora em debate (ACT 2018/2019)”. Isto seria o mesmo que afirmar que, findado o prazo de 30 de novembro, caso não seja prorrogado, o atual acordo coletivo perde a sua validade.

A despeito desta preocupação e de afirmar as dificuldades conhecidas em razão das recentes tragédias com barragens, a empresa afirmou que “não há nenhum risco de termos reajuste zero nos salários e próxima PL”.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial