Começaram as discussões entre o STEFEM e a Vale para o pagamento aos trabalhadores pela sua Participação nos Lucros e Resultados (PLR) sobre 2019, a ser efetuado em 1º de março.
Sindicato e Vale se reuniram nesta terça-feira, 7 de janeiro, quando a PLR foi abordada com a velha choradeira patronal de aflorar as dificuldades antes mesmo de conhecer os números do balanço de 2019, comos resultados financeiros e operacionais.
Além de colocar na mesa as dificuldades enfrentadas após a tragédia de Brumadinho (as indenizações, bloqueio de contas, paralisação de minas), a empresa informou que na PLR a ser paga serão descontados os 50% restantes do salário adiantado em 2015, cuja metade já foi paga pelos trabalhadores no ano passado.
A direção do STEFEM protestou prontamente contra este desconto e reivindicou que ele seja anistiado, lembrando que se a empresa vier com apuração baixa de PLR iria sacrificar ainda mais os trabalhadores.
As discussões sobre a PLR prosseguem na próxima semana, em reunião já agendada pela Vale para o próximo dia 14, terça-feira.