A nova realidade imposta pela pandemia de Coronavirus muda drasticamente as relações de trabalho.
Grande número de trabalhadores deve passar a desempenhar suas atividades quase que estritamente em regime de home office, nos ambientes de trabalho será aumentado o rigor nos protocolos de segurança, higienização e medidas comportamentais, para impedir focos de infecção de uma doença nova, que assombra o mundo com milhares de mortes.
O desemprego certamente será a maior consequência em curto e médio prazos e devemos nos empenhar para garantir os direitos sociais conquistados em tempos de normalidade.
Muitos trabalhadores já aposentados e em vias de se aposentarem manifestam ao Sindicato sua grande preocupação em proteger sua saúde e apelaram para que eventuais desligamentos da empresa sejam acompanhados com incentivos, até que se ajustem à nova realidade.
Em negociações com a Vale, avançamos para uma proposta que contempla esta reivindicação para pretendentes a se desligarem da empresa.
Abaixo, enumeramos os benefícios oferecidos em duas situaçõe distintas:
TRABALHADORES EM CONDIÇÕES DE SE APOSENTAREM
- Pagamento de 6 salários base;
- Garantia de AMS por 6meses após o aviso prévio;
- Credito único equivalente a 4 vezes o valor do cartão alimentação;
TRABALHADORES SEM CONDIÇÕES DE SE APOSENTAREM
- Garantia de AMS por 6 meses após o aviso prévio;
- Credito único equivalente a 4 vezes o valor do cartão alimentação;
Em ambos os casos, o trabalhador não pode ter desrespeitado as regras de ouro e pode fazer sua opção de desligamento até dezembro/2020.