A direção do STEFEM participou de mais uma reunião nesta segunda-feira, 12 de julho, com André Teixeira, Gerente Executivo de Relações Trabalhistas da Vale, quando reivindicamos da empresa a manutenção do pagamento do adicional de insalubridade para os oficiais de via permanente e os oficiais de operações ferroviárias.
Ainda em julho de 2020, a Vale havia informado ao Sindicato sua determinação de não mais pagar o adicional de insalubridade aos trabalhadores, afirmando sua adequação à legislação trabalhistas. Na época, o Sindicato conseguiu a prorrogação do pagamento por mais um ano, caracterizando-o como vantagem pessoal pelo prazo que se esgotaria agora.
O presidente do STEFEM, Washington Nascimento, argumentou que “a medida poderia trazer sérios prejuízos exatamente sobre trabalhadores que têm os mais baixos salários, próximo do piso salarial, que o adicional representa um complemento financeiro muito importante nos contracheques e deixá-lo de receber pode representar grande dificuldade para as famílias”.
Reivindicamos da empresa a manutenção do pagamento deste adicional e recebemos de André Teixeira uma perspectiva de negociação com o STEFEM, esperando que possamos chegar a um resultado positivo para preservar a remuneração destes trabalhadores.