Neste dia 30 de setembro, o STEFEM está completando seu 34º aniversário.
Criado no momento de redemocratização do País com a luta pelas eleições diretas, nossa entidade recebeu a carta sindical em 1987, quando ficavam no passado os anos de chumbo sofridos pelo País e toda a Nação vivia os frutos dos movimentos históricos pelas Diretas-já, para que elegessemos nosso presidente da República.
Durante todo este tempo enfrentamos adversidades crônicas, índices de inflação gigantescos, como o de março de 1990, que atingiu 84,32% logo no primeiro mês do governo de Collor de Melo, exigindo dos trabalhadores intensos movimentos para sobrevivermos com os nossos salários.
O STEFEM foi gradativamente construindo uma condição melhor de trabalho para a categoria ferroviária e portuária, em todos os acordos nacionais e regionais nas empresas onde pautamos reivindicações vitoriosas nas negociações.
Neste dia histórico para a organização da categoria, homenageamos todos os diretores que passaram por esta entidade e a todos os trabalhadores ferroviários e portuários de São Luís, que se somaram conosco em nossa luta por direitos sociais e trabalhistas essenciais para nós e demais conquistas sociais.
Parabéns Trabalhadores!