O STEFEM vem recebendo inúmeros contatos dos trabalhadores em toda a extensão de nossa base atemorizados pelo número crescente de demissões colocadas em prática pela Vale.
Ao mesmo tempo em que a empresa demite impiedosamente, pratica de forma combinada com estas demissões a substituição de mão de obra através da contratação de terceirizadas.
Esta é a falta de compromisso e distorção de princípios de uma empresa que nada em um lucro fabuloso com a exploração de riquezas do País, que age para aumentar os dividendos fabulosos para acionistas, sacrificando desumanamente os trabalhadores e suas famílias, que ficam sem o sustento de cada dia.
A Vale procura economizar demitindo trabalhadores cobertos pelos direitos conquistados em nossos acordos coletivos, para contratar mão de obra com salários aviltantes e nenhuma condição de trabalho propiciada pelas empresas terceirizadas.
É uma ação desumana, escandalosa e deve ser mostrada para toda a sociedade, como a empresa mais lucrativa do País trata seus trabalhadores, sem nenhuma noção de responsabilidade social. Perdem os trabalhadores, perde toda a rede de comércio, perde a sociedade, com o empobrecimento da massa de trabalhadores para encher os bolsos sem fundo de investidores gananciosos.
Denunciamos a Vale em sua ação impiedosa e repudiamos a falta de consideração com sua base de trabalhadores, justamente num momento em que negociamos a renovação de nosso Acordo Coletivo de Trabalho.