STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações ACT
TRABALHADORES DA VALE APROVAM A IMPLANTAÇÃO DEFINITIVA DE TURNO DE 11H25
sem imagem

Depois de três meses (início em 7 de dezembro/2021) de teste realizado no turno de 11h25 no Centro de Operações Integradas (COI), os trabalhadores aprovaram a implantação definitiva desta jornada, em assembleias realizadas nestes dias 14 e 16 de março.

A aprovação teve os votos positivos de 77% dos trabalhadores e 23% pela rejeição. Com a aprovação passa a incorporar 20% de acréscimo ao salários relativos à jornada.
Esta era uma discussão que veio se arrastando há muitos meses, com proposta da empresa e cobrança dos trabalhadores. Depois que a nova diretoria do STEFEM foi empossada levamos para a decisão dos trabalhadores a proposta de uma implantação piloto de três meses, para que todos pudessem avaliar sua adaptação e impactos com a nova jornada.

Passados estes três meses, com levantamentos e todos os testes necessários, para avaliar eventuais alterações na saúde dos trabalhadores, na sua vida social e familiar, a proposta para a implantação definitiva do turno de 11h25 foi aprovada pela grande maioria.

O presidente do STEFEM, Washington Nascimento, sempre manifestou sua preocupação com a jornada excessiva, sobrecarga de trabalho e esgotamento, mesmo com o rodízio que permite também longo tempo de descanso. Washington arguiu da Vale todas as condições de segurança, de intervalos para descanso e de alimentação, além da melhoria dos salários pela aceitação do turno de maior duração. Entende que esta é uma decisão consciente dos trabalhadores, que puderam viver a experiência da jornada de 11h25 antes de aprová-la em definitivo.

foto

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial