STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Porto de Itaqui
O SINDICATO COBRA ADICIONAL DE PERICULOSIDADE NO PORTO DE ITAQUI
sem imagem

O STEFEM se reunião nesta semana com a FTL para discutir o direito dos trabalhadores no Porto de Itaqui ao recebimento de Adicional de Periculosidade.

Apresentamos à empresa fotos das instalações no Porto em que procuramos demonstrar que os controladores e auxiliares de controladores ficam expostos ao risco.

A empresa alegou que tem um laudo pericial de empresa especializada que atesta a segurança do tanque e área de contenção contra eventuais vazamento de combustíveis e que as instalações onde ficam os operadores estariam nas distâncias preconizadas pela NR-16.

O jurídico do Sindicato cobrou da empresa o envio desde laudo ao sindicato e criticou que o diagnóstico fique preso à questão de distância, lembrando que qualquer vazamento de combustível encontraria trabalhadores no mesmo plano e chegou até a sugerir que a estação poderia ser movida para outro lugar, caso a empresa queira caracterizar a absoluta falta de exposição ao risco. Foi argumentado à empresa que, à primeira vista, o tanque de contenção que circunda o tanque de combustível não teria capacidade suficiente para acomodar um eventual vazamento, situação que foi contestada pela empresa e que será verificada pela documentação cobrada pelo Sindicato.

Alertamos à empresa que dinheiro nenhum devolve a saúde nem a vida e que o Sindicato analisará todos os fatores de segurança e de cobrança do adicional de periculosidade pelo risco a que os trabalhadores parecem expostos.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial