STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Turnover
VALE PROJETA REDUÇÃO FUTURA DE CUSTOS
sem imagem

Mudanças no aditivo do acordo específico são muito boas: PARA A VALE

A Vale apresentou nesta manhã ao STEFEM alterações aditivas ao Acordo Coletivo de Trabalho Específico, já qualificando-a como “proposta final” e que tem validade apenas até 15 de julho para ser decidida eventual assinatura.

O STEFEM reitera que nosso Acordo Coletivo Específico tem vigência até março de 2023 e só poderíamos alterá-lo com propostas que beneficiem os trabalhadores.
Esta “proposta final”, como sempre acontece, já está divulgada amplamente aos trabalhadores e nos resta fazer esclarecimentos e trazer todos os companheiros à consciência dos impactos das eventual mudanças. Só poderíamos considerá-la como proposta inicial, para ser melhor construída, pois foi pela primeira vez que a tivemos de forma completa na mesa, com valores

IMPACTOS DA PROPOSTA

Infelizmente, como aconteceu no acordo geral em que estabeleceu trabalhadores com percentuais diferentes no adicional de turno, menor novos admitidos, também nesta proposta de mudança do Acordo Específico a Vale usa da mesma estratégia de manter direitos para os atuais trabalhadores e diminuí-los para novos contratados a partir de janeiro de 2023. Novos contratados teriam um máximo de 100% de horas extras, contra 120% de antigos enquanto permanecerem na empresa. O mesmo acontece com o reembolso educacional, reduzindo o benefício para os futuros novatos. A palavra chave que dá medo e nos dá nó na língua: “TURNOVER”. Este o grande risco! Os velhos que valem mais serem subsituídos pelos novos que Valem menos!

A direção do STEFEM faz uma análise da “proposta final” para orientar os trabalhadores em uma eventual assembleia para decidirem se assinar o aditivo “Vale a pena!”

proposta

 

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial