STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações
CATEGORIA REJEITA MUDANÇAS NO ACORDO COLETIVO ESPECÍFICO DA VALE
sem imagem

Em apuração realizada neste sábado de posição dos trabalhadores através do voto secreto, a categoria rejeitou a proposta feita pela Vale de “aditivo” no Acordo Coletivo de Trabalho Específico.

A rejeição da proposta foi decidida por 54,3% dos trabalhadores, que compareceram em massa às urnas e votaram com plena liberdade, resguardando sua privacidade.
As assembleias foram realizadas pelo STEFEM obedecendo todos os procedimentos de proteção contra a Covid-19, com a participação dos trabalhadores depois de vários dias de discussão nas próprias bases de trabalho, de forma que todos pudessem exercer seu voto secreto plenamente esclarecidos sobre cada ponto da proposta da empresa para mudança no ACT Específico.

Devemos destacar que a decisão soberana dos trabalhadores, foi registrada em total respeito à diversidade de opiniões, cristalizando a unidade da categoria no acatamento do voto da maioria dos companheiros.

Tivemos um total de 2.887 trabalhadores exercendo seu voto, registrando 1.568 votos de rejeição à proposta, 1.288 favoráveis, 26 votos em branco e 5 anulados. A rejeição do aditivo foi ainda maior entre os trabalhadores maquinistas. De um total de 354 votantes, tivemos 321 votos contrários e apenas 33 favoráveis.

Com o resultado, a categoria mantém a prevalência dos direitos estabelecidos no Acordo Coletivo de Trabalho Específico em vigor sem qualquer mudança e já nos preparamos para a mobilização visando o Acordo Coletivo geral, que tem sua data-base em 1º de novembro/2022.

 

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial