STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações ACT
SINDICATO INICIA AS NEGOCIAÇÕES COM A VLI PARA O ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022
sem imagem

Começaram nesta terça-feira, 30, em Belo Horizonte, as negociações entre o STEFEM e a VLI para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2022.

O Sindicato reiterou à empresa a Pauta de Reivindicações da categoria e afirmamos nosso propósito de recuperação do valor real dos salários e das cláusulas de direitos econômicos, além da manutenção de todos os direitos sociais já conquistados pela categoria.

Já temos agendadas duas reuniões com a VLI, a primeira em 5 de setembro e a outra no dia 20, quando foi afirmado que já teremos em mãos propostas econômicas da empresa, visando uma negociação mais rápida, para assegurar e atualizar as conquistas da categoria.

Ainda na reunião, a empresa apresentou alguns dados variados dos produtos que transporta, demonstrando uma retração no transporte siderúrgico, mas que é recompensado pelas operações com milho. Afirmou problemas no transporte de soja, em função de queda de valor deste produto, agravado pelo alto preço do diesel, e também com uma retração na safra de açúcar. Estas variações são atribuídas principalmente aos impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que interfere na produção e colocação de produtos nos centros consumidores, afetando, sobretudo, as operações da indústria automobilística.

Num saldo geral, de um produto compensar o outro, a empresa afirmou um saldo positivo nas suas operações, inclusive com uma perspectiva melhor que em 2021 para a PLR dos trabalhadores.

Afirmou, no entanto, dificuldades com os níveis de inflação no País, alto custo de manutenção do plano de saúde e gasto com o combustível.

O Sindicato afirmou sua plena disposição para uma negociação que alcance um resultado justo e equilibrado para os trabalhadores e para a VLI, cobrando que a própria empresa faça um trabalho interno contra qualquer iniciativa de pressão sobre os trabalhadores, para que nenhum gerente regional aja como dono e não encare os trabalhadores em sua luta como inimigos.

A próxima reunião, na segunda-feira, será por videoconferência, sendo imediatamente repassadas aos trabalhadores todas as informações.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial