STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

Negociações ACT
NEGOCIAÇÃO TRANSPARENTE PARA UM ACORDO COLETIVO JUSTO
sem imagem

O STEFEM realiza assembleia geral nesta segunda-feira, 17, na sede da entidade e via aplicativo online, para que os trabalhadores aprovem a pauta de reivindicações que o Sindicato oficializa à Vale para o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2022, o tradicional documento que ao longo dos anos vinha sendo negociado e assinado conjuntamente pelas entidades que representam os trabalhadores em todos os Estados.

A empresa, no entanto, decidiu transferir quase todas as cláusulas deste acordo nacional para os acordos específicos, alegando condições regionais próprias, para deixar no acordo geral só as cláusulas comuns, como reajuste salarial, cartão alimentação, plano de saúde.

Na reunião desta última terça-feira, dia 11 de outubro, o STEFEM tentou viabilizar com a Vale uma negociação unificada com outras entidades, já que trataríamos de uma pauta comum de reivindicações. Solicitamos também da empresa assinatura de atas ao final de todas as reuniões, versando sobre os temas tratados, para socializarmos as informações com toda a categoria. A empresa reagiu imediatamente, negando uma negociação unificada. Esta não aceitação nos leva a uma pauta exclusiva do STEFEM.

A empresa se postou também contrária de registrar em ata os pontos a serem discutidos nas reuniões, afirmando que faria isto apenas na minuta de uma proposta final.
Nesta reunião, a empresa afirmou ainda que nas negociações tratariam basicamente de duas cláusulas: reajuste de salários/abono e cartão alimentação, discutindo pontos do plano de saúde para trabalhadores que não aprovaram o aditivo no acordo específico.

LINK

 

ISONOMIA DE DIREITOS

“Sem saúde a vida não tem sentido”. Com esta afirmação o presidente do STEFEM, Washington Nascimento, deu o tom do Sindicato na reunião com a Vale, para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho 2022. Washington demarcou logo de início a grande preocupação que mobiliza os ferroviários, como um antídoto à afirmação dos gestores da empresa que só teriam garantido o plano de saúde da AMS àqueles sindicatos e trabalhadores que aprovaram a iniciativa da empresa de um aditivo no Acordo Coletivo Específico. A opção dos ferroviários e do sindicato naquele momento foi a de preservar as negociações do “Específico” na própria data-base, em março de 2023. Afirmamos à empresa que, na tentativa de negociação antecipada do «Acordo Específico» a decisão dos trabalhadores foi, na verdade, para a sua discussão na data-base de março.

REAJUSTE NOS SALÁRIOS DE TODOS

Entendemos que, por questão de isonomia de direitos, o reajuste salarial deve atingir todas as faixas salariais, a começar do piso salarial, e saúde é um direito sagrado de todos. Os trabalhadores formalizarão a pauta à Vale na segunda-feira, mesmo sabendo que a empresa já afirmou sua disposição de discutir apenas sobre dois ou três pontos nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2022.

O STEFEM busca plena transparência e diálogo, para chegarmos a um acordo que dê tranquilidade a todos, preservando nossos sagrados direitos para exercermos nosso trabalho com responsabilidade.

 

editalVeja na íntegra o edital de convocação da assemblie

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial