A ameaça à integridade do plano AMS foi afastada para o bem de nossas famílias. O bom senso prevaleceu. A Vale ouviu o Sindicato e os trabalhadores e conseguimos tirar da pauta da empresa sua intenção de fazer para nós um plano de saúde diferenciado, com restrições de custo e com prejuízos para a categoria neste acordo coletivo.
O presidente do STEFEM, Washington Nascimento, afirma que «os trabalhadores mostram consciência quando defendem a manutenção do Plano de Saúde AMS nas mesmas condições hoje vigentes, afastando eventuais mudanças que prejudicariam as coberturas e benefícios estabelecidos em acordo».
ACORDO COLETIVO NACIONAL COM UM PLANO DE SAÚDE SEM MUDANÇA
Desde o início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho nacional, Washington foi decisivo nas reuniões com a Vale e afirmou que não aceitaríamos mudanças que nos tratassem de forma diferenciada e que prejudicassem as condições do Plano de Saúde AMS. Principalmente, exigimos a melhoria no atendimento e no credenciamento de prestadores de serviços, que permitam o atendimento de trabalhadores e familiares ao longo do trecho ferroviário. "A grande parcela dos trabalhadores não consegue atendimento e praticamente não existem credenciados para procedimentos especializados, sacrificando a todos", afirma Washington.
Antes de discutirmos o Acordo Coletivo de Trabalho 2022 em seus aspectos de reajustes econômicos e manutenção de benefícios sociais, precisávamos garantir a manutenção e melhoria do Plano de Saúde.
Em reunião neste dia 8 de novembro, alcançamos nosso objetivo de evitar mudanças. A Vale nos apresentou a seguinte condição para o plano AMS:
- Decidiu não mudar o plano de saúde vigente;
- Também não será alterado nenhum procedimento;
- Não será alterado nenhum percentual aplicado ao plano;
- Não haverá nenhuma perda;
- A Vale nos informou que será mantida a cláusula hoje vigente, inclusive em relação aos valores financeiros, como limites de reembolso, o que, segundo a empresa, não representa redução;
- A manutenção do Plano como é hoje, inclusive nos valores financeiros implica nenhuma perda, mas buscaremos a atualização dos mesmos no acordo específico da categoria;
Aguardaremos agora a proposta econômica para reajuste nos salários, cartão alimentação e cláusulas econômicas, que será apresentada pela Vale na reunião programada para este dia 10 de novembro.
Alcançamos nossa primeira e importante vitória com a manutenção do Plano AMS e e esperamos que a empresa tenha a sensibilidade de proteger os salários e condições econômicas em sua proposta para o Acordo Coletivo.