Empresas pagam o direito na próxima semana e o Sindicato já discute o modelo para pagamento em 2024
No próximo dia 21 de março, terça-feira, os trabalhadores da FNS e VLI Modal receberão o pagamento da PLR referente ao ano de 2022, e, em 31 de março, o direito será pago também para os afastados.
As empresas apresentaram ao STEFEM nesta quinta-feira, 16 de março, números do balanço da empresa e o atingimento das metas que servem de fatores para o cálculo que resultaram em uma média de 3,3 salários de PLR.
Os resultados operacionais em 2022 foram muito satisfatórios com volumes atingidos de 93,53% nas ferrovias, de 98,8% nos terminais e de 90,89% nos portos. Compõe ainda fatores de cálculos o resultado do Ebtida da empresa. A PLR na FNS/VLI, atingido o máximo em todos as metas, pode chegar a uma remuneração máxima de até 4,5 salários.
O STEFEM e as empresas já estão discutindo o modelo para pagamento do direito no próximo ano sobre os resultados de 2023. A proposta patronal é de manter o modelo atual, menos apertado e que garante o pagamento da PLR, desde que o Ebtida da empresa seja acima de 80%, com metas sendo apuradas de janeiro a dezembro e computando como períodos efetivamente trabalhados eventuais afastamentos por acidente de trabalho e licença maternidade.
Também são mantidos os pesos dos blocos, valorizando mais os resultados nas áreas e equipes, 35% cada uma, e de 30% para o Ebtida.
Nova reunião deve ser agenda com o sindicato para os próximos dias, para continuarmos a discussão do modelo, oportunidade em que as lideranças sindicais apresentam todas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores para atingir metas que dependem mais de condições de trabalho oferecidas pelas empresas.