STEFEM - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins
Acesse à rede social Acesse à rede social
   
 

:. Cadastro de Noticias

 

CARTA COMPROMISSO
VALE E SINDICATO ASSINAM DOCUMENTO PARA GARANTIR MEDIDAS SETORIAIS
sem imagem

STEFEM e Vale assinaram a primeira “Carta Compromisso” prevista nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho Específico 2023, em que demandas dos trabalhadores e eventuais pontos de conflito nas relações do trabalho serão continuamente abordadas para implementação de medidas necessárias.

A iniciativa abriu nossa participação em “Fóruns de Discussão Permanente”, que serão realizados continuamente para resolver problemas setoriais. Nesta primeira “Carta Compromisso” foram definidas condições para serem cumpridas na solução de demandas da “Categoria C”, dentre outros, a proibição da mudança da escala de 6 x 2 dos maquinistas, que só poderá acontecer mediante acordo entre a Vale e o Sindicato.

 

PORTO E PELOTIZAÇÃO SERÃO OS PRÓXIMOS A TER CARTA COMPROMISSO

Os trabalhadores podem consultar os termos deste primeiro documento de “Carta Compromisso” no verso deste boletim, e já programamos abordar no próximo “Forum de Discussão Permanente”, no início de junho, as demandas dos trabalhadores na eletrovia. Logo em seguida, serão definidas as datas para discussão de problemas setoriais do porto, pelotização e em outras atividades.

O presidente do STEFEM, Washington Nascimento, lembra que “estes compromissos a serem definidos nestas discussões permanentes foram condições determinantes para a aprovação do ACT Específico pela categoria, para que problemas pontuais não sejam abordados exclusivamente em negociações de acordos realizados anualmente, mantendo uma vigilância rigorosa e reparadora das condições de trabalho”.

fotos

A direção do Sindicato vem realizando reuniões com os trabalhadores em todas as bases ao longo da ferrovia, esclarecendo e orientando sobre todos os pontos garantidos em acordos coletivos com a empresa, além de ouvir as demandas locais dos companheiros.

Acompanha a direção do Sindicato advogado especializado em questões previdenciárias, para tirar dúvidas dos trabalhadores, orientar encaminhamentos para aposentadorias e eventuais revisões, esclarecendo sobre os impactos da “Reforma da Previdência”, revisão de aposentadorias aprovada recentemente, para que todos possam agir com segurança e sem riscos de prejuízos diante das condições legais.

Este profissional estará presente em todas as bases na Vale, como também em reuniões com os trabalhadores da VLI e FTL, que serão realizadas pelo STEFEM.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial