Os trabalhadores aprovaram em assembleias realizadas na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, a “Pauta de Reivindicações” da categoria, que já estão efetivamente sendo discutidas pelo STEFEM com a Vale para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024.
O documento aprovado pelos trabalhadores teve como base a “Pré-Pauta de Reivindicações” consolidada a partir de sugestões enviadas pelos trabalhadores através das redes sociais do STEFEM.
Além da manutenção de todas conquistas dos acordos coletivos anteriores, os trabalhadores apontaram em sua unanimidade para a necessidade de ganhos real nos salários, cartão alimentação e benefícios socioeconômicos. A categoria endossa também a reivindicação para buscarmos junto à Vale o aumento da contribuição da empresa para a Valia, para beneficiar os trabalhadores de baixos salários. Hoje a contribuição da Vale é de apenas 1% para salários até R$ 5.235,91, sendo que para trabalhadores acima deste valor a empresa contribui até 9%, o que caracteriza uma política diferenciada, que penaliza exatamente quem mais precisa.
A “Pauta de Reivindicações” será imediatamente encaminhada à Vale nesta segunda-feira, apesar de já estarmos discutindo várias delas com a empresa nas últimas reuniões e esperamos que tenhamos uma resposta positiva para chegarmos a um Acordo Coletivo importante para os trabalhadores.