|
:.
Cadastro de Noticias
Negociações | VALE APRESENTA CONTRAPROPOSTA SOBRE VALIA, MAS SEM FALAR EM REAJUSTES DE SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
| A Vale apresentou nesta manhã ao STEFEM e demais sindicatos por videoconferência sua primeira contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024. A empresa trouxe para a mesa apenas dois pontQos, não entrando ainda nas contrapropostas dos itens econômicos, reajuste dos salários, cartão alimentação e demais benefícios econômicos. Nesta “contraproposta provisória” a empresa está apresentando os seguintes itens:
- Manutenção de todos os benefícios vigentes até a assinatura de um novo acordo coletivo de trabalho;
- Aumento de contribuição de 1% para 2% para a Valia sobre os salários até R$ 5.253,91, equivalente a 10 URs (Unidade Referência).
A empresa agendará nova reunião provavelmente na próxima semana para ouvir o Sindicato, mas adiantamos o que já afirmamos em todas as últimas reuniões, que a categoria anseia pelo reajuste salarial repondo a inflação de 12 meses, além de ganho real sobre ele e sobre o cartão alimentação e demais benefícios socioeconômicos.
Além das cláusulas econômicas queremos discutir com a empresa as demais cláusulas, fazendo ajustes necessários, abordando, por exemplo, a melhoria no atendimento e maior credenciamento no plano de saúde AMS e PASA.
Sobre a contraproposta para a Valia, certamente os trabalhadores participantes na Fundação devem se conscientizar da importância do investimento em previdência complementar, principalmente diante das regras mais difíceis para se aposentar pelo INSS e a corrosão dos valores das aposentadorias após a reforma previdenciária e novas tentativas de apertar mais ainda o cinto dos aposentados. A proposta de aumento de 1% para 2%, citada pela empresa como uma “dobra” ainda é pouco para os trabalhadores de menores salários, mas atende quem deseja fazer uma poupança. Consideramos, no entanto, injusta diante da disparidade nos valores de contribuições em relação aos altos salários na empresa, que recebem até 9% de contribuição da Vale sobre a faixa salarial acima dos R$ 5.253,91. Devemos fazer uma avaliação importante desta cláusula, pensando no futuro como aposentados ou até mesmo se sairmos antes da empresa, quando teremos uma poupança que recebe o dobro do que depositamos, além das correções.
Na próxima reunião com a Vale vamos reafirmar nosso objetivo do GANHO REAL e esperar a sensibilidade da empresa para chegarmos a um acordo justo para um trabalho decente. | |
[+]
Veja mais noticias Voltar
para página inicial
|
|